domingo, 12 de abril de 2015

Game of Thrones: The Wars to Come


- não contém spoilers do episódio - 

Oi, como vai?
Hoje estou aqui, neste lindo domingo de estreia da nova temporada de Game of Thrones, para falar sobre The Wars to Come, o primeiro episódio! Espero tornar isso uma nova coluna no blog, no qual farei uma crítica para cada episódio de GoT. Esses posts sairão toda segunda ou terça, mas este é uma ocasião especial, e por isso o Filme da Semana ficará de lado mais uma vez. 
A estreia mundial só ocorrerá às 22:00, pela HBO, mas, como a internet é uma coisa maravilhosa, os quatro primeiros episódios da quinta temporada vazaram, e pude baixar e assistir! Só não assisto aos outros de uma vez porque senão terei que ficar praticamente um mês sem a série novamente, mas não pude deixar de conferir o primeiro, que está incrível!
A temporada começa com um flashback de Cersei, que nos mostra a visita que faz a uma bruxa, no meio da floresta, para descobrir seu futuro. Acontece que o futuro que recebe não é exatamente o que esperava, e podemos entender melhor a grande preocupação que agora ela tem com Tommen.
Neste episódio, descobrimos onde foi parar Tyrion, e a participação importante que terá em uma conspiração para definir quem se sentará no Trono de Ferro.
Vemos Daenerys enfrentando novos desafios como rainha em Meereen, onde uma sociedade de assassinos ataca os escravos que ela libertou.
Acompanhamos, também, a quantas anda Sansa Stark, que se tornou Alayne Stone no final da quarta temporada e agora vive sob esta identidade, enquanto também se vê envolvida em conspirações. Sansa é, ao menos para mim, a personagem que mais reserva surpresas nesta temporada, porque a maneira como terminou na season anterior é também a maneira como termina nos livros, e tudo o que virá de agora em diante será uma completa novidade.



Os momentos de maior tensão do episódio ficam por conta de algo que acontece na Muralha, e que, assim como tudo nesta season première, desencadearão muitos acontecimentos no futuro.
Até mesmo as cenas mais simples e paradas são importantes, e são partes chave que demonstram as intenções dos personagens, os planos que guardam, suas preocupações e o que influenciará em decisões que tomarão futuramente. O nome, The Wars to Come, se encaixa perfeitamente ao episódio.
Eu já sentia falta desse ótimo e inteligente roteiro, dessas atuações perfeitas e dessas cenas carregadas de tensão, como é o caso de certas cenas sobre as quais não falarei para não estragar o clima.
Já percebemos aqui a maneira como os dois últimos livros publicados de As Crônicas de Gelo e Fogo, Festim dos Corvos e Dança dos Dragões, serão misturados. Tivemos acontecimentos do quarto e do quinto livros, que se passam simultaneamente, e tudo se tornará uma grande bagunça organizada daqui para a frente.
Senti falta de Arya nesta season première, mas ela provavelmente aparecerá no próximo, juntamente com personagens importantes de Dorne, das Ilhas de Ferro e muito mais.
Mesmo com comentários de que foi "parado", achei The Wars to Come incrível, que cumpre muito bem o papel de primeiro episódio ao "preparar o terreno" para o que há de vir nesta temporada, que tem de tudo para ser a melhor.

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário