domingo, 5 de outubro de 2014

Vamos falar sobre: Um Dia (livro e filme)


Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre o maravilhoso "Um Dia", de David Nicholls. 
Quando comprei, todas as pessoas com quem eu comentava me diziam que era um livro ruim, que sequer tinham terminado de ler, entre outros comentários muito negativos. Isso, ao invés de me desanimar, me fez passar a obra na frente de muitas outras, e não me arrependo nem um pouco. 
"Um Dia" conta a história de Emma Morley e Dexter Mayhew, dois jovens que fizeram faculdade juntos, mas só se conheceram realmente na noite da formatura. Ambos têm sonhos para o futuro, mas poucos planos. Emma, culta e preocupada com assuntos de política, sonha em ser escritora e mudar o mundo (ao menos um pouquinho a sua volta), enquanto Dexter sonha em viajar por diversos países e se tornar um famoso apresentador de TV.
Como nem tudo é perfeito (e David Nicholls mostra isso de maneira incrível), enquanto Dexter consegue realizar muitos de seus sonhos, Emma acaba indo trabalhar em um restaurante mexicano, onde não é nem um pouco valorizada e onde se sente cada vez mais distante de tudo aquilo que sonhou. 
O mais interessante do livro é que cada capítulo corresponde ao dia 15 de julho de cada ano, desde a noite da formatura. Assim, ao invés de acompanharmos um episódio de suas vidas, acompanhamos suas vidas em si. Seus altos e baixos, os rumos que tomam, os encontros e desencontros, as paixões e desilusões. Enquanto temos um conquistando tudo o que sonhou, o outro encontra-se em dificuldades, e vice-versa. Acompanhamos o amadurecimento dos protagonistas (tardio e custoso para Dexter), e como a relação entre Dex e Em oscila entre romance e amizade. Temos momentos em que tudo dá certo e todos ficam felizes. E outros em que, bem, coisas muito ruins acontecem e puxam o leitor para uma fossa profunda.
A ficção se entrelaça muito bem com a realidade. Os personagens são muito humanos: tomam decisões que qualquer um tomaria, fazem coisas certas que nos fazem exalta-los, ou coisas erradas que nos fazem condena-los. Não temos situações forçadas, mas, sim, situações normais, que poderiam estar acontecendo com qualquer um. A história é tão realista que dói.
Não darei muitos detalhes, porque é realmente gostoso acompanhar cada novo acontecimento na vida dos personagens, ano a ano. Foi estranho, no início, terminar um capítulo e não encontrar a continuação daquela situação no próximo, mas sim uma situação completamente diferente, nos mostrando o quanto a vida pode mudar em um ano. Mas me acostumei facilmente, e é isso o que torna o livro diferente de qualquer outro.
No primeiro capítulo, Emma pergunta a Dexter onde ele acha que estará aos quarenta anos. E o livro acompanha a vida do casal até seus quarenta anos mesmo, nos mostrando quanto tudo pode mudar: as circunstâncias, os ideais, os planos.
Como deu para perceber com essa resenha, ao mesmo tempo em que conta uma ótima história (e que me fez sofrer muito no final, aviso), traz muitas reflexões e realmente mexe com o leitor. A escrita é ótima, os personagens são consistentes e realmente te envolvem (quando você percebe, já está defendendo suas causas) e a história te leva do riso à tristeza de um capítulo ao outro.



Assim como só tenho elogios a falar sobre o livro, sobre o filme não é diferente. Fiquei satisfeitíssimo com a adaptação, que consegue captar muito bem todo o sentimento do livro e envolve tanto quanto a obra literária. Não era pra menos, o roteirista é o próprio David Nicholls!
O elenco é muito bom, e Jim Sturgess e Anne Hathaway (!!!) nasceram para os papéis de Dex e Em. Não há como não se apaixonar.
Melancólico, um pouquinho depressivo, porém perfeito, recomendo muito o livro, principalmente, e também o filme. É incrível como um dos livros de que mais me falaram mal tornou-se um dos melhores que li no ano, e sinto que não esquecerei sua história tão fácil.

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

3 comentários:

  1. Esse teu post me tranquilizou.
    Quando comprei o livro só ouvia "boa sorte" "vai precisar de paciência", mas como sou meio teimosa o mantive na estante, mas me faltou coragem para iniciar a leitura.
    Como fiquei com "medinho" acabei nem assistindo ao filme :(

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, super legal sua resenha! Eu sou dessas que também só ouvi críticas negativas a respeito do livro e, até mesmo, tentei começar a lê-lo, mas a leitura não fluiu.
    Mas sua resenha me deixou bem mais curiosa a respeito, eu ainda pretendo lê-lo de verdade para tirar minhas próprias conclusões. Realmente muito interessante esse fato da história ser contada de ano em ano. hahaha
    Beijos, Lerissa. :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiee!
    Muito boa sua resenha, eu já assisti o filme e amei !
    Agora estou dando um tempo pra ler o livro ! ;)
    beijo

    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir