domingo, 24 de agosto de 2014

Diário de bordo: Bienal do Livro 2014 (23/08)


Oi, como vai?
Hoje estou aqui, cansado e todo dolorido porém incrivelmente feliz para falar que EU FUI NA BIENAL! 
O evento começou dia 22, sexta, e vai até o dia 31 de agosto, domingo que vem. Escolhi o dia 23 porque, além de autores muito legais, conheceria meus amigos virtuais. Como meu aniversário foi na semana passada, todos os presentes que pedi foram relacionados à Bienal, e lá fui eu para também comprar o máximo de livros que pudesse carregar. Foi simplesmente o melhor dia do ano e um dos melhores da vida!
Falarei mais sobre a minha experiência com o evento, meus elogios e minhas críticas, e ainda darei dicas para quem irá nos próximos dias. Vamos lá?
Pois bem, depois de pouco mais de uma hora de viagem, lá cheguei, já me deparando com uma quantidade estrondosa de pessoas (metade delas usando a camiseta do Acampamento Meio-Sangue) e de carros para o estacionamento. E no meio da fila já recebi a notícia de que, antes mesmo de conseguir entrar, as filas para pegar senhas e conhecer Cassandra Clare e Kiera Cass já estavam gigantescas, e não teria chance de conseguir também. Ainda não consigo acreditar que foram só 500 senhas para toda aquela quantidade de gente. Cada um poderia levar dois livros, e bem penso que, mesmo que demorasse mais, poderiam distribuir 1.000 senhas e autorizar um livro só. Mas sobre isso falarei mais depois...
Já na hora da chegada tive um exemplo da desorganização. Fiquei muito feliz por conseguir o credenciamento de blogueiro, e lá andei para todos os cantos ostentando orgulhosamente minha credencial, mas para consegui-la tive que correr ao redor do Anhembi (pois fui informado no email da organização que deveria retira-la no Portão 13) só para saber que deveria retira-lo no 26. Ou seja, corremos de volta todo o Anhembi para chegar ao 26. E lá me falaram o que? Que era no 27! Depois de me embrenhar num mar de pessoas consegui chegar ao portão certo, foi só informar ao homem que eu ia fazer o credenciamento de blogueiro que ele me deixou entrar. Pensei que seria necessário para entrar ou coisa do tipo, mas ele só me indicou um corredor e quando entrei TCHANAN estava dentro da bienal. E minha mãe, que tinha me levado, conseguiu entrar sem nem apresentar os ingressos. Ela só entregou para o homem depois de entrar porque já tínhamos pago, mas se não tivesse comprado provavelmente teríamos entrado de graça. Mesmo assim segui para o credenciamento, e depois de faze-lo pude passear e realmente explorar o lugar. É incrível e é imenso!  
O mais legal é que as palestras eram realizadas em um local aberto, e podíamos vê-las mesmo sem conseguir a senha. Imagine um show em que você tem a pista premium e a pista normal. Quem conseguiu senha ficou na "pista premium" e tinha até o direito de fazer perguntas, mas nada nos impedia de ficar na pista normal! Sendo assim, consegui ver os três autores principais que estavam presentes, Harlan Coben, Cassandra Clare e Kiera Cass. Mas não cheguei realmente perto de nenhum. Isso porque, como já falei há pouco, a fila das senhas estava gigantesca, e antes de entrar já fui avisado de que não teria chances. Como não era meu objetivo principal, nem sofri com isso. As fotos não ficaram tão boas porque tive que usar o zoom ou estava tremendo um pouco na hora, mas conseguir dar uma boa olhada em cada um deles já fez valer a pena ter escolhido o dia 23.


Harlan Coben dando sua palestra na Arena Cultural.



A culpa é do zoom do iphone, mas e daí? Eu estava respirando o mesmo ar que Cassandra Clare hahaha


Mesmo que de longe (selecione a qualidade de vídeo 480p para poder enxerga-la melhor!), esse vídeo foi o que gravei da entrada de Kiera Cass, e mesmo não tendo lido nenhum de seus livros a admiro muito e adorei sua empolgação. Ela entrou quase saltitante e acenando para todo mundo, não tem como não amar.
Confesso que, no início do dia, depois de andar um pouco por lá, já estava ficando louco com tamanha movimentação e comecei a ficar um tanto irritado, mas depois de encontrar meus amigos virtuais tudo ficou mais divertido e ficamos juntos o dia todo. Outro motivo pela melhora é que, como muita gente queria acompanhar as palestras dos autores, tivemos uma considerável diminuição no fluxo de pessoas nos corredores e nos estandes. Traduzindo: conseguimos andar direito. 
Mesmo estando satisfeitíssimo com tudo o que consegui comprar (12 livros!!!), acabei deixando de comprar muita coisa por causa do movimento. Queria muito ter ido nos estandes da Intrínseca e da Rocco, mas simplesmente não havia condições. Tinha uma fila imensa só pra entrar. Aliás, por falar em fila, é o que você mais encontrará na bienal (depois de livros, é claro). Prepare-se para encarar imensas filas nos caixas, para entrar em alguns estandes, para comer, até para ir ao banheiro! Fui avisado por pessoas experientes (como vlogueiros, etc) de que o primeiro final de semana era o mais movimentado e caótico e que não era fácil de comprar tranquilamente nem se locomover. Não me arrependo nem um pouco de ter escolhido ir justamente nesse dia, mas esses vlogueiros agora podem virar e me falar "eu te avisei".
Sobre os preços há divergências. Há estandes em que os preços são muito mais baixos, estandes em que os preços são os mesmos e estandes que são até mais caros. O estande da Intrínseca, famoso por ter livros muito mais baratos, não pude visitar, mas fui em alguns que valeram muito a pena. Os melhores estandes são os que não são famosos. Não me lembro sequer de seus nomes hoje, mas foram os melhores e os que mais compensaram. 
O estande que mais compensa é aquele em que todos os livros disponíveis custam apenas 10 reais. Sim, apenas 10 reais!!! Ele fica logo atrás do estande da Saraiva, e comprei dois livros que quero muito ler: O Fantasma de Canterville, de Oscar Wilde, e O Mágico de Oz, de L. Frank Baum (detalhe, O Fantasma de Canterville é em capa dura). 




Foi o primeiro estande que visitei e cheguei a encontrar mais livros, mas fiquei com medo de me esbaldar e depois faltar dinheiro para algum outro hahah
Outro estande onde que achei preços muito bons foi desses desconhecidos, e que infelizmente não me lembro o nome para falar (que bela informação). Mas ele fica perto da arena cultural e estava fazendo ótimas promoções, especialmente com os livros da LeYa. Lá, comprei O Aprendiz de Assassino por R$ 9,90. Para falar a verdade, não me lembrava bem do que se tratava, mas já tinha ouvido elogios e não podia resistir a esse preço incrível. 

O estande da editora Galera Record era o com os preços mais salgados, e me senti tomando uma facada no caixa. Eles oferecem descontos progressivos: se você compra um livro, tem 20% de desconto; se compra 2, 25%; e se compra 3, 30% de desconto. Pois bem, comprei três livros pocket (que não imaginei custarem mais de 15 reais, levando em conta o fato de eu estar na Bienal e serem livros de bolso) e quando cheguei no caixa levei um tapa na cara ao descobrir que tinha dado R$ 40,00. Perguntei sobre meu desconto progressivo, e o caixa me disse que esse valor já era com o desconto, e que todos os livros tinham dado R$ 58,00! 
O estande da Record estava tão cheio que tinha uma fita de segurança barrando a entrada e funcionários nos falando para ficar do lado de fora esperando o pessoal que estava lá dentro sair. A maior pachorrice foi que, quando eles saíam, somente a outra entrada era liberada, e a que eu e mais muitas pessoas estávamos continuava fechada. Num súbito momento de ousadia, passamos por baixo da fita de segurança e entramos. Para resumir, o estande estava tão entupido que se você visse um livro e não o pegasse na hora em que estava passando por ele, você nunca mais o veria na frente. E a única máquina de ver preços que encontrei estava quebrada. Foi doloroso só descobrir o que eu gastei já no caixa, portanto lhes aviso: procurem bem as máquinas de preço, e não se iludam com o desconto progressivo, os preços são bem salgados. 

Um estande de que gostei bastante foi o da Saraiva, onde consegui completar minha coleção de As Peças Infernais com um leve desconto (nada muito considerável, mas pelo menos melhor do que nas outras livrarias). Ele era um dos mais movimentados, e um daqueles em que, se você viu um livro que quer, pegue-o na hora, porque a multidão não vai te deixar voltar.


























Foi no estande da Nova Fronteira que fiz minha melhor compra. Não sei se já cheguei a comentar, mas adoro Agatha Christie e ainda quero ler, senão todas, grande parte de sua obra (que conta com cerca de 80 livros publicados). Eis que estava passeando pelo corredor tranquilamente quando de repente me deparo com essa visão divina:



Qualquer um dos livros, lindas edições em capa dura, por apenas R$ 22,90, e boxes especiais por apenas R$52,00! Não dá para resistir, e agora tenho essa belezura em minha estante e estou ansiosíssimo para ler:



























Nos estandes fiquei abismado com a falta de "segurança", digamos assim. No estande em que comprei Um Dia (se não me engano, o da livraria Loyola) o caixa ficava do outro lado, e por isso o vendedor me disse para contornar o estande. Isso significa sair completamente dele com o livro em mãos, e fico imaginando quantos calotes não devem ter tomado só nesse dia. Nunca faria isso na vida, mas eu imagino pessoas que não têm o mesmo pensamento... elas poderiam roubar o livro com uma facilidade muito grande. Não dizendo que vocês podem roubar porque é muito errado, mas é uma forma até mesmo de alertar os funcionários do evento.


























O último livro que comprei foi Mansfield Park, de Jane Austen, e mesmo sem perceber ou planejar acabei por quase completar minha coleção da autora! Agora me faltam apenas A Abadia de Northanger e Razão e Sensibilidade. Foi em um dos estandes perto dos banheiros, que tem grandes posteres de edições de Sherlock Holmes, e consegui por um preço ainda menor do que o que estava marcado ("É 35, mas posso fazer por 30", melhor coisa que você pode ouvir de um vendedor).



Moral da história: fui com R$ 250,00, comprei 12 livros e ainda voltei com 45 para casa (que não estariam mais na minha carteira se eu pudesse ter entrado no estande da Intrínseca, mas ok).



Vale muito a pena esperar para comprar livros lá, mas recomendo que vocês façam uma listinha com os livros que vocês pensam em comprar e seus preços na internet, porque pode ser que compense esperar e comprar em sites mesmo. Cheguei a fazer uma lista assim, mas não comprei nenhum dos que estavam lá. Mesmo assim, recomendo que vocês façam hahahah
Outra dica valiosa é: leve tudo em dinheiro. As filas são separadas para quem pagará em cartão e quem pagará em dinheiro, e o sinal de internet lá é péssimo. Logo, as máquinas de cartão demoram para passar e as filas de pagamento com dinheiro andam bem mais rápido.
Andei com tudo isso em sacolas, mas para tirar fotos sempre atrapalhava, sem contar que é um grande peso. Por isso recomendo que você leve mochila, recomendação esta que mesmo parecendo desnecessária não deve ser ignorada. Não precisa também colocar todos os livros lá, porque aí o peso ficará todo em suas costas e atrapalhará do mesmo jeito. Divida o peso, coloque um pouco em suas costas, um pouco em uma sacola e um pouco em outra. Assim, nada pesa e você consegue andar bem mais facilmente (o tanto que a multidão deixar).
Também recomendo que vocês levem água e lanchinhos (bolacha, salgadinho (mas não de queijo, por favor), qualquer coisa que imaginar e que não faça muita sujeira), porque a praça de alimentação de lá é cara e terá muita fila também.
Não tenha vergonha de perguntar. Os profissionais do evento estão lá para dar informações, alguns deles distribuem um mapinha com todos os estandes, e os profissionais de cada estande estão lá para informar os preços. Não se esqueça dessa última informação, porque é muito melhor você saber se algum livro é uma facada ou não quando está apenas vendo do que quando você já está comprando.
Depois de dar algumas dicas valiosas, confira mais algumas fotos que tirei do evento:

Encontrei essa estante no meio do corredor e achei legal demais para não ser fotografada.


Aqui um pôster/totem/seja lá qual for o nome desse tipo de imagem em tamanho real de Kaya Scodelario, que interpreta Teresa na saga The Maze Runner, que estreará nos cinemas em setembro. Ela, assim como a imagem abaixo, do personagem da série Diário de um Banana, estão presentes no estande da V&R. 




Esta mesa de quebra-cabeça digital faz parte do estande da Submarino, que anunciava muitas promoções no site, mas não tinha livro algum.

Estas são as réplicas de Darth Vader e Stormtroopers, da saga Star Wars. Sinceramente, não me lembro de que estande fazem parte e o porque de estarem lá, mas me chamaram muito a atenção e são perfeitas demais para passar sem fotografar.
Este é Ziraldo (o homem mais velho que eu já vi na minha vida) em sua sessão de autógrafos. Logo depois, quando estava andando pelos corredores, eis que o encontrei em uma salinha de vidro aparentemente tomando água e em uma conversa séria com alguém. Mais uma vez, comecei a tirar fotos hahaha

E quando eu estava indo embora encontrei ninguém menos que Maurício de Souza dando autógrafos. Ao contrário de Ziraldo, ele estava em uma sala fechada autografando, e mesmo sorrindo nas fotos com as crianças, me soou um tanto antipático. 





Aqui um espaço infantil da Turma da Mônica com os bonecos e uma TV, onde as crianças podem brincar e se sentar para assistir ao desenho (perdoem as fotos bastante um pouco tremidas).


Essa foto tirei quando estava indo embora, e mostra algo que achei bem interessante no evento: não importa onde você esteja, se você quiser pode se sentar no chão mesmo ou em qualquer lugar. Para todos os lados víamos pessoas com mochilas sentadas, encostadas nos estandes, algumas até mesmo deitadas, depende do espaço. Há ainda lugares específicos para que você se sente, descanse e comece a ler algum livro que você já comprou. Esses lugares são valiosos, especialmente quando você está carregando várias sacolas pra tudo quanto é canto. 
Por causa da enorme quantidade de gente, não consegui tirar tantas fotos quanto gostaria desse evento que tem muito a oferecer. Temos muitos espaços lindos, como um livro gigante onde as pessoas podiam entrar para tirar fotos e o estande da Novo Conceito, decorado com "exemplares" gigantes de seus livros. Como moro longe, esse foi o único dia que eu pude ir, mas conheço pessoas que irão mais vezes, quem sabe eu traga ainda algumas fotos para vocês...
Nem preciso dizer que, se você gosta mesmo de leitura, a Bienal do Livro é a viagem perfeita e, no final das contas, cada fila e cada empurra empurra que enfrentei valeu a pena. Na do Rio de Janeiro não poderei ir, mas em 2016, que será em São Paulo novamente, lá estarei eu (e, espero, com esse blog ainda maior!).

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

5 comentários:

  1. Ai que coisa mais linda, Adan!!! Se Deus quiser, ano que vem eu vou na Bienal do Rio. *-*
    Nunca fui em nenhuma e aqui em Curitiba não tem. :/ Mas já estou guardando o dindin pra fazer essa viagem super bacana!

    Eu vi que você comprou vááários livros da Jane Austen, por isso quero te convidar pra participar de um desafio que eu criei no meu blog. :) Chama-se #DesafioJaneAusten. Dá uma olhadinha lá!
    http://naproximapagina.blogspot.com.br/2014/08/apresentando-desafio-jane-austen.html

    Abraços,
    Petra

    ResponderExcluir
  2. Esse dia foi looouco! Também vi muita gente com a camisa do acampamento meio sangue, parecia quase que o evento era do Percy Jackson hahahaha Esse lance das senhas foi uma desorganização que só, e isso que ainda descobri no final que elas atenderam sim umas mil pessoas, porque se não iam criar mais confusão ainda lá. Até a editora Galera publicou se desculpando, e que no próximo evento vão se preparar melhor. Pelo amor né, tava na cara que aquilo não ia dar certo.
    Enfim, mas que booom que você se divertiu! Em 2012 eu também mais me irritei do que me distraí, ainda bem que esse ano ja fui preparada psicologicamente e não me estressei tanto com aquele monte de gente passando e levando junto, se não... hahaha. Poxa, você devia ter entrado na Intrínseca, os livros lá tavam com preços maravilhosos, de 5, 10 reais, me esbaldei lá UHAHUA e adoreei as suas compras, fiquei total curiosa com O fantasma de Canterville, estarei esperando por resenha ein! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adan,
    Poxa, cada post que vejo sobre a bienal me deixa com mais remorso por não ter ido -snif
    Estou muito enrolado com meu TCC e praticamente não tenho vida rsrsrsrs
    Que bom que se divertiu!

    Abraço
    literamusicas.blogspot.com.br
    facebook.com/literamusicas

    ResponderExcluir
  4. Oii,

    Eu fui no dia 23 e não consegui comprar nem ver nada direito. Estava MUUUUITO lotado gente, um absurdo. hoje (28/08) estou indo pra lá, espero comprar pelo menos um. Achei bem carinho os livros em relação aos sites em que compro, mas gostei de saber que vc conseguiu aproveitar bastante lá.

    Estou seguindo.

    Beijinho,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Tô com inveja de vc! Adorei o post! Abraço!
    caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir