terça-feira, 15 de abril de 2014

Vamos falar sobre: Noé


Oi, como vai?
Hoje estou aqui para falar sobre o filme Noé, baseado na história do best-seller mundial Bíblia Sagrada que conta a história que, creio eu, todos conhecemos, de Noé, um homem que recebe uma missão do Criador: construir uma arca e salvar a sua família e a um casal de cada espécie de animal da Terra no terrível dilúvio que acabaria com o mundo.
O filme começa contando a história de Adão e Eva, do surgimento dos homens, dos Guardiões (anjos caídos, que acabaram ficando aprisionados em rochas) e de como o homem fugiu do controle e acabou com o mundo, fazendo com que o Criador resolvesse destruir a humanidade e "começar tudo de novo". Para isso, causaria o dilúvio, e Noé teve sonhos, recados, digamos, enviados pelo Criador para indicar o que aconteceria com o planeta e qual seria seu papel nisso. Na época com seus filhos pequenos, Noé vai até a montanha onde mora seu avô, Matusalém, saber mais sobre sua missão. Lá, descobre que deverá construir uma arca, onde abrigará um casal de cada espécie de animal para que nenhuma se perca, e não poderá admitir a presença de mais pessoas, para que a humanidade de fato acabe. Eis que, quando seus filhos já estão crescidos e a arca quase pronta, os homens descobrem o que ele está fazendo e o que acontecerá com todo o mundo, e entram em uma espécie de guerra contra a família de Noé (que é protegida pelos Guardiões) para garantir sua sobrevivência. Mas, além dos conflitos com os homens que desejam entrar na arca, temos conflitos dentro da própria família. Cam (interpretado por Logan Lerman), vê que não terá ninguém (mais especificamente, nenhuma mulher) para ele depois do dilúvio, e portanto não poderá se reproduzir e dar "continuidade à espécie". Ila (interpretada por Emma Watson), tem Sam, mas é estéril, e não poderá também lhe dar filhos. Era o que Noé pensava que o Criador desejava, acabar para sempre com a humanidade, e qualquer evento que atrapalhe os planos acabará gerando muitos problemas que, mesmo em meio a uma história muito boa e excelentes efeitos especiais, fazem valer o filme. 


Foi um filme surpreendente, principalmente para mim, que pensava que o clímax se dava no momento do dilúvio e depois o filme não se estenderia muito. Digamos que o dilúvio é apenas um "ponto de virada", e muita coisa acontece depois disso que deixa o espectador apreensivo na poltrona do cinema. E não só apreensivo, mas em certo momento fiquei realmente com raiva de Noé, mesmo entendendo que ele só queria cumprir a missão que lhe foi dada. 
Como falei, os efeitos especiais são ótimos. O dilúvio, as animações, os Guardiões, tudo é muito bem feito, e o filme ganha um ar épico, ficando difícil se lembrar em alguns momentos que foi baseado em uma passagem bíblica. Não quero iniciar uma discussão sobre religião nem nada, mas não acredito na Bíblia e em nada de Adão, Eva, Paraíso e tudo o mais. E isso não me impediu de apreciar o filme e ser levado pela história. Pelo que me lembro, em nenhum momento a palavra "Deus" é mencionada. Como brinquei no início do post, o filme é baseado em uma passagem do maior best-seller de todos os tempos, e não é necessário ser religioso para entender e apreciar o filme. 



As atuações são muito boas. Russel Crowe no papel de Noé, Anthony Hopkins como Matusalém e Emma Watson como Ila são, para mim, os destaques do filme, mas todos os atores desempenham belamente seus papéis e o sofrimento que passam é bem crível. A personagem de Watson sofre, e sofre muito, e suas lágrimas doem no íntimo de cada espectador. Mais uma vez a atriz mostra que pode muito mais do que já nos mostrou até hoje, e se supera a cada trabalho. Ah, e por falar em Emma Watson, hoje é seu aniversário de 24 anos!
É um filme maravilhoso, com momentos de tensão e de surpresa que vão muito além do dilúvio e de toda a história que você conhece. Altamente recomendado!

Espero que tenham gostado, até a próxima ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário