quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

[Post n° 100] Dicas para blogueiros iniciantes!



Oi, como vai?
Hoje eu estou aqui para fazer um post diferente. Não vou falar sobre livros, ou séries, ou filmes, mas sim sobre... blogs! O tema foi sugerido no grupo do Facebook Blogueiros Elite, e de início pensei "o que eu, com nem 300 seguidores, falarei para outros blogueiros?". Mas percebi que não se trata de sucesso (embora eu esteja muito feliz com o número de pessoas que o blog está atingindo e com todas as visualizações diárias), mas sim de experiência. Este é o post n° 100, e no dia 8 de janeiro o blog fez um ano de vida. Neste um ano já fiz muitas coisas que acho que não foram tão legais, ou vi coisas em outros blogs que podem ser melhoradas, então resolvi fazer este post com dicas para que, se você acabou de criar um blog ou planeja fazê-lo, possa evitar alguns erros e já comece bem e com grande estilo! 
Antes de tudo digo que não vou citar nomes de blogs quando for comentar algum erro, e nem estou aqui para dar indiretas. Espero que gostem das dicas, e se não concordarem com algo ou acharem que poderia ter acrescentado mais algumas coisas não se acanhem em colocar dos comentários!
Vamos lá?

1. Tenha paciência

Esta é a regra mais importante na hora de se ter um blog, e um erro que eu cometi no dia que criei e só depois fui perceber. Eu criei o blog imaginando que no primeiro dia eu já teria muitos seguidores e milhares de visualizações e comentários e pessoas falando que amam meus posts, mas não. Não se iluda. Isso leva um bom tempo. E não somente para que pessoas conheçam seu blog, mas também para a qualidade da escrita (logo falarei mais sobre isso). Sempre fui satisfeito com o modo como escrevo, mas hoje em dia, quando vou ler algum post antigo, fico meio "não acredito que eu era assim". Com o tempo você vai escrevendo cada vez melhor, afinal vai construindo uma identidade para o blog e um jeito só seu para escrever. Suas palavras vão melhorando, o modo como configurar os posts, enfim. E outra dica é não apagar os seus posts antigos, mesmo que você os ache ridículos, porque são parte da história do seu blog e mostram o quanto você melhorou. 


2. Escreva bem, mas lembre-se de que está escrevendo para os outros

Claro, para que seu blog faça sucesso e você tenha pessoas querendo te acompanhar é primordial escrever bem. Mas alguns dos blogs que já vi escrevem bem... demais. 
Tudo em exesso não é bom, e escrever bem não significa escrever um livro de Machado de Assis em um post. É sempre bom usar palavras mais elaboradas, de um vocabulário mais avançado, mas alguns blogs levam isso ao extremo e quando o post termina é como se o autor dissesse "sou inteligente, escrevi isto aqui, agora você que se vire para entender". E já cheguei a ver casos em que algumas frases são simplesmente um amontoado de palavras bonitas, mas que acabam não dizendo nada com nada. Você tem que escrever do jeito que preferir, claro, mas não se esqueça de que está escrevendo para outras pessoas, e que se elas quisessem quebrar a cabeça para ler elas não estariam no seu blog, e sim lendo um clássico da literatura mundial. Não seja muito informal, mas também não seja formal demais, há um meio termo. Tente fazer um post bem escrito e elaborado mas ao mesmo tempo leve, que atraia as pessoas para o seu blog e não as canse já no primeiro parágrafo.


3. Escreva direito

Esta não é nem uma dica, mas uma regra. Nunca, em hipótese alguma, pense em escrever "vc", ou "pq", etc. Deixe isso para as conversas com seus amigos. E, pelo amor de Deus, não se esqueça: mas é sinônimo de porém, mais é relacionado à quantidade e o antônimo de menos; quando você vai falar sobre uma coisa que ocorreu há varios anos, usa-se "faz tantos anos" e não "fazem tantos anos"; ah, e é "há tantos anos", e não "a tantos anos", a não ser que você queira falar sobre algo futuro e fale "daqui a tantos anos"; e a regra mais importante de todas, que se espalhou como praga pelo Facebook e agora está chegando ao Blogger: NÃO SE DÁ ESPAÇO ANTES DE PONTUAÇÃO! 
As pessoas tiraram , não sei de onde , que isso é correto , mas não é . Isso é algo que se aprende na escola , mas é como se todos houvessem se esquecido disso a partir do momento que viram o coleguinha escrevendo também .
Viram como é feio? Se uma pessoa vem conversar comigo assim por mensagens já sei que não devo confiar, mas relevo porque não sou o deus do português e em mensagens há uma certa licença poética. Mas nos blogs? NOS BLOGS? Parou, né?
E é obrigatório revisar antes de postar, pois mesmo sabendo de todas as regras é capaz de deixar algum deslize (como uma troca de letras, por exemplo) que é facilmente corrigido.


4. Opte por um nome mais curto, de preferência em português

Nomes em português são mais facilmente entendidos, e fica mais fácil para qualquer um digitar. Nomes mais curtos também são melhores. Entendo que é difícil encontrar nomes bons e curtos para blogs atualmente e que não estão em uso, mas pense melhor e você irá encontrar alguma coisa. O nome do meu blog quando o criei era Talking About Little Things, e além de ser em inglês era enorme. Não dava pista alguma dos assuntos que eu trataria e ainda era facil de ser escrito errado. Depois que mudei para Mundos na Estante (sempre vou me sentir ninja por ter pensado nesse nome e por ele não estar em uso), os acessos aumentaram, ficou mais fácil para qualquer um entrar e ainda deixou claro que, acima de tudo, é um blog literário. Não há problema em ter a url livroscombolinhosechaecafeemuitoamornocoracao, mas uma url menor e mais concisa  é muito melhor. 


5. Deixe o blog com a >sua< cara

É saudável se inspirar em outros blogs, poder ver o modo que escrevem para se basear enquanto ainda não conseguiu encontrar a sua escrita, mas lembre-se de que o blog é seu. Deixe-o com a sua cara! Não precisa usar um layout diferente dos que o Blogger já disponibiliza, mas configure os padrões do seu jeito e faça seu blog se parecer... seu. 
Uma dica é editar sua própria header (a imagem que fica em cima), ou pedir para algum amigo faze-lo. Não use imagens prontas do Google Imagens, ou as use mas faça-as ficarem do seu jeito e não apenas acrescente o nome do seu blog e a coloque. 
Por exemplo, para criar este header eu usei esta imagem:



Deu bastante trabalho aumentar, montar todos os livrinhos, encontrar uma fonte legal, mas não é impossível. Já vi em vários blogs o mesmo header, e isso tira a originalidade e ainda confunde... "espera, eu já não entrei neste blog antes?".
E não apenas com o layout. Tente editar as imagens que você irá usar nos seus posts, para que os seus posts fiquem diferentes de qualquer um que queira tratar do mesmo assunto. Torne seu blog inconfundível!

6. Não tenha medo de divulgar, mas não seja chato

No início eu era muito perdido nessas coisas de divulgação, e fiquei por muito tempo apenas postando os links dos novos posts no Twitter. Isso eu ainda faço, mas a maior parte da divulgação faço no Skoob. Eu procuro todos aqueles que têm um blog também e os estão divulgando, divulgo o meu e digo que a pessoa pode mandar o link do blog dela para que a siga também. Não sou obrigado a seguir um blog de que não gosto, então sigo os que mais gosto e assim ganho seguidores e conheço blogs novos. Outra boa coisa é entrar em grupos de blogueiros, pois todos acabam fazendo suas divulgações e não fica chato. Mas não exagere: não mande muitas vezes seguidas seu link, ou fique mendigando à pessoas para que o visitem. E tenha em mente seu público alvo: se você tem algum amigo que gosta de ler não há problema algum em falar "Fulano, você gostou de tal livro? Eu acabei de ler e fiz um post no meu blog sobre ele, se quiser ler aqui está o link", mas se você está em um grupo de pessoas que nunca abriram um livro na vida e falar "entrem no meu blog literário" fica difícil despertar interesse. Por isso o Skoob é até a melhor opção para os blogs literários.


7. Não pense apenas em parcerias

Não vou mentir: um dos motivos pelos quais criei o blog foi para ter parcerias com editoras. Hoje é com o que eu menos me preocupo. Se preocupe em fazer bons posts, e não apenas em escrever sobre livros e desenvolver seu blog para ter livros de graça. Essa é a parte menos importante do conjunto da obra (embora deva ser muito legal), e muitas vezes você acaba sendo obrigado a ler o livro só para fazer o post e acaba toda a magia da coisa. 


8. Opte por um layout simples

Isso é essencial para o blog (afinal, mesmo com um bom conteúdo quem entraria em um blog feio?), e simples não quer dizer feio. O que quero dizer é que há vários blogs com layouts poluídos, com coisinhas mexendo e piscando e muitos desenhos. Nesses casos o mais é menos (menos bonito mesmo), e acaba desviando a atenção muito facilmente do post em si (o que, creio eu, tem que ser o destaque).


9. Fuja do usual

Sim, fuja do usual, do normal, da mesmice. Não é porque você tem um blog literário que tem que fazer somente resenhas. Responda tags, faça comparações, fale sobre assuntos polêmicos do momento. Não fuja completamente do tema livros, mas é um assunto amplo e pode ser bem explorado sem cair na mesmice. Não se reprima. Quer falar? Fale!


10. Se divirta

Não trate seu blog como uma obrigação. Quando puder se dedicar a ele, se dedique mesmo, pois sem empenho nada vai pra frente. Já que se propôs a fazer, que faça bonito. Mas não aja como se você precisasse postar sempre. É bom manter uma periodicidade, mas é melhor postar quando tem algo pra postar. Postar qualquer coisa só para manter o blog atualizado não é bom. Tem inspiração? Escreva posts loucamente como se não houvesse amanhã. Não tem? Deixe pra outra hora. Todo mundo passa por um bloqueio criativo de vez em quando, e é melhor respeita-lo do que se forçar a criar algo e acabar escrevendo com uma qualidade inferior. 
Lembre-se sempre que isso é, afinal de contas, um passatempo, e como todo passatempo tem que ser divertido. Escreva sobre o que gosta, curta escrever, curta ler o que escreveu, interaja com seus seguidores, mantenha uma relação boa com outros blogueiros, goste do que faz. Pois, assim como acontece com o empenho, sem amor no que faz nada vai pra frente. 

Bem, essas foram as minhas dicas para os blogueiros iniciantes. Não estou dizendo que se o seu blog faz alguma das coisas que eu critiquei é porque ele é ruim. Não, cada um tem uma opinião, e se você gosta do seu blog não há problema algum em continuar assim. Mas se você vai criar um blog ou quer mudar o seu, essas dicas são valiosas e realmente funcionam.
Enfim, espero que tenham gostado, até a próxima ;D

11 comentários:

  1. Oi Adam, tudo bom?
    As dicas foram ótimas, muita gente fica perdido e não sabe bem o que fazer quando tem um blog, principalmente literário. Eu era uma dessas pessoas perdidas, haha

    Abraços!

    www.espacobooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Dicas muito boas!! :D
    Parabéns pelo primeiro ano e por teres chegado ao post 100!! *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi Adan,

    Garoto, você falou - e muito bem! - todos os problemas que um blogueiro sofre. Já passei por todos esses, e de vez em quando sempre acontece comigo algum deles.
    Por exemplo, queria ser parceira de todas as editoras possíveis, hoje em dia estou é pensando em me desfazer delas pois o mais importante não é os livros que você ganha delas e obrigatoriamente tem que fazer um post e sim aqueles que você lê porquê gosta não importa se seja famoso, antigo, caro ou modinha.

    Bjkss e espero comentar mais por aqui :*
    http://ogatofeio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo primeiro ano de blog! Excelentes dicas, ajuda acalmar os blogueiros iniciantes que, geralmente, são um pouco desesperados (pelo menos eu sou)!

    Grande abraço, e que você possa ter ainda muitos anos de sucesso com o blog.
    http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. gostei muito de suas dicas :D

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei de cada dica dada, confesso que acrescentou muita coisa no meu currículo não muito rico sobre o mundo dos blogueiros, parabéns pelas dicas, espero passar mas vezes aqui!
    http://blogcolegasdequarto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Adan,
    Eu não sou uma blogueira necessariamente iniciante, mas adoro essas dicas, principalmente porque sei que já cometi e vi outros cometerem esses erros e ainda tenho muito que melhorar no meu cantinho. Por isso adorei seu post. Parabéns pelo blog, já estou seguindo.
    bjos...

    http://morada-dos-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Adam, você disse que se achou um ninja por ter escolhido esse nome pro blog e ainda não ser registrado. E eu concordo com você. Eu adoro essas dicas, são coisas básicas e que realmente ajudam não só no blogger, como na vida virtual.
    http://falamaya.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ameii as dicas, de coração!! Vou tentar seguir todas!! (espero conseguir kkk)Eu vou respirar fundo e parara de pirar com seguidores!! =3 Bom.. eu to meio sem graça em fazer isso... mas será que você poderia dar uma passadinha no meu blog e me dizer o que vc acha que eu tenho que melhorar logo de cara?? Eu sei que isso é chato e vc não tem todo tempo do mundo, mas de vc puder fazer isso eu vou ficar muito feliz!!
    O link do meu blog é : http://aventurasdareh.blogspot.com/
    e o meu e-mail é : renatbn2015@gmail.com
    Desde já eu agradeço por tudo! Se vc nn puder fazer isso eu vou entender de todo o coração. Obrigada e desculpe qualquer coisa!! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha pode deixar, darei uma passadinha por lá assim que puder e te mandarei o que achei no email! Abraços ;))

      Excluir
  10. Gostei muito da sua forma de se expressar, de fazer uma boa colocação com suas opiniões e, claro, da sua escrita! Consegui sentir personalidade por trás das palavras, e considero isso tão importante quanto o que se está sendo dito.
    Valiosas essas suas dicas, hein? Adorei o seu post!
    Caí de paraquedas aqui hoje e foi um bela surpresa.
    parabéns pelo trabalho (:

    ResponderExcluir