terça-feira, 9 de julho de 2013

Mar de Monstros e minha relação de amor e ódio com a divulgação

Oi, como vai?
Hoje eu vim falar um pouco sobre Percy Jackson e o Mar de Monstros, mais um resumão de notícias como aqueles que eu fiz com Cidade dos Ossos e Divergente. Nos outros posts eu afirmei o tempo todo que a divulgação estava de parabéns, já com Mar de Monstros digo que a divulgação dividiu opiniões.
Enquanto filmes que iriam estrear um bom tempo depois, como City of Bones e Em Chamas, já tinham trailers, a Fox custava para divulgar um still sequer do filme. E quando começou a divulgar posters... eles ficaram meio estranhos. É. Por exemplo, vamos dar uma olhada nesse: 


Não sei vocês, mas eu achei a edição do poster horrível. Os olhos dos personagens, os cabelos... fica uma coisa meio forçada. Logan Lerman, que interpreta o Percy, nesse poster parece mais um personagem de Star Trek. E depois de um tempo a Fox lança outro, dessa vez mais focado nos personagens de Logan e Alex Daddario, Percy e Annabeth:


Esses posters também, convenhamos, são muito mal editados. Demorou até que a divulgação do filme começasse a agir, era de se esperar que fizessem as coisas mais caprichadas do mundo. Mas não, dá a impressão de que foi tudo meio corrido e que não conseguiram dar os devidos cuidados às fotos. Esses posteres tinham tudo pra ser lindos... mas não são. Por causa disso, de início tive uma relação de ódio com a divulgação. Muitos falam que é implicância, mas a verdade é que todos nós que temos olhar crítico e gostamos de verdade do livro criamos expectativas, queremos que seja adaptado direito dessa vez e não repita o fiasco do primeiro. 
Além desses, foram lançados outros posters estranhos, Olha só:

percy-jackson-poster-sea-of-monsters-logan-lerman

Foram lançados posters desse estilo para todos os personagens. Tirando essa fonte, o post até que foi bonito. A ideia foi realmente boa, pena que já foi usada:

                        

O poster de The Hunger Games só não está em preto e branco, se formos comparar são muito parecidos, mas a Lionsgate usou bem melhor a ideia. De qualquer modo, vou parar de ficar apenas criticando a divulgação de Percy Jackson e vamos passa logo para a parte boa, ou melhor, para a parte ótima da situação. Os trailers, por mais que demoraram demais, foram divulgados e nesse notamos o capricho da produção que não conseguimos notar de jeito nenhum nos posteres. 


Confesso que, com medo de me decepcionar como aconteceu com o primeiro filme (não dá pra não comparar), eu demorei uns dois dias pra assistir. Mas quando eu assisti eu simplesmente amei! Ok, com algumas cenas mostradas eu fiquei pensando "de onde os produtores tiraram isso?", mas foram bem poucas. Eu consegui, assistindo, lembrar das respectivas partes do livro, o que com o primeiro filme é impossível. Além de tudo é um trailer que realmente te deixa com vontade de ver o filme, te deixa ansioso pela estreia (que acontece um dia antes do meu aniversário). Se eu fosse uma pessoa completamente desligada do mundo dos livros e apenas visse esse trailer em algum lugar eu certamente iria querer saber mais sobre esse filme. E como se não bastasse um trailer bom, lançaram um segundo melhor ainda! Olha só:

                                       

O que mais me alegra é ver finalmente os chalés retratados de maneira decente e a Annabeth loira e com os olhos cinzentos. Pra muitos pode ser um detalhe desprezível, mas eu não conseguia ver Alex Daddario como Annabeth de jeito nenhum. Hoje eu já consigo, e vejo que ela se encaixa bem no papel, por mais que a diferença de idade entre ela e a personagem seja grande. A única coisa que me desapontou foi o parque de diversões. No final do livro (não é spoiler) os heróis vão até a ilha de Polifemo para resgatar Grover, que foi capturado pelo gigante. Já no filme, pelo que eu vi, eles vão para um parque de diversões. Oi? De onde os produtores arrancaram isso? 
Pelo menos com uma coisa posso ficar tranquilo: Grover vai aparecer vestido de noiva! Essa é uma parte hilária do livro que não poderia, em hipótese alguma, ficar de fora do filme. Uma pessoa ligada à produção (não sei dizer se é alguém do elenco) disse que vamos ver Grover num vestido branco, e que foi uma das cenas que Brandon T. Jackson, que interpreta o sátiro, mais gostou de fazer. Isso realmente me animou, e eu sinto que Percy Jackson tem salvação. Um dos meus primeiros posts aqui no blog foi "Percy Jackson pede socorro" no qual falei sobre a adaptação horrível do primeiro livro e minhas expectativas para o segundo filme. Eu não botava muita fé, mas agora, com tudo isso, vejo uma luzinha de esperança no fim do túnel. Ainda mais que foi confirmado que haverá uma adaptação de A Maldição do Titã, o terceiro livro. Agora é só esperar o dia 16 de agosto para ver se essa grande expectativa que eu tenho vai ser correspondida ou eu vou sair decepcionado do cinema.
Voltando ainda ao quesito posters, quero dizer que nem todos são tão ruins. A maioria esmagadora, mas nem todos. Por exemplo este aqui:


Este poster é lindo! De verdade, eu adorei. 
Seguindo ainda na parte maravilhosa da divulgação, temos o site do filme que foi lançado ontem, que é perfeito! Nele podemos fazer testes para descobrir quem seria o nosso pai ou mãe olimpiano, baixar algumas coisas sobre o filme como capa e background para o twitter e ainda ler informações sobre os personagens. Em determinada parte temos como se fosse um twitter dos personagens, no qual aparecem mensagens que eles postaram, digamos assim. Para entrar no site clique aqui.
Eu, que pensava que minha mãe olimpiana seria Athena, descobri que seria filho de Hermes! Gente, isso é muito legal. Aqui um print do resultado do meu teste, que você pode fazer aqui


O design do site é maravilhoso! Depois do teste você é redirecionado para uma página cujo design me lembra muito o menu iniciar metro do Windows 8 (que eu adoro), já com as informações do resultado do seu teste. Olha só:


No meu caso já ficou salvo "Demigod of Hermes", o que muda de acordo com o resultado do seu teste, e se você for descendo a página você vai encontrar coisas sobre todos os personagens principais, como informações sobre Annabeth (como temos ali ao lado sobre o Percy), sobre Clarisse, uma caixinha onde Quíron responde perguntas (que não sei se podem ser enviadas pelos internautas ou se foram criadas pela própria produção. Se os internautas pudessem fazer perguntas eu adoraria enviar algumas). O site é super completo, cheio de coisas sobre o filme e ainda com uma música de fundo emocionante. 
O que a divulgação do filme estava me decepcionando no início agora ela está de parabéns, me fazendo ansiar cada vez mais pela estreia. Façam o teste no site e coloquem nos comentários o resultado, eu estou louco pra saber de que deus olimpiano vocês são filhos!
Bem, é isso, espero que tenham gostado e até a próxima ;D

2 comentários:

  1. Nao tinha tido tempo de ver o site ainda, mas to correndo pra la agora! Haha quanto aos posteres, tambem achei a maioria mal feito e me irritei com a "copia" de JV! Mas os trailers tambem me surpreenderam e conseguiram me deixar ansiosa.

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda preciso ler o livro por isso ainda não estou tão entusiasmada para ver o filme. Mas terá de esperar porque a minha próxima compra será cidade dos ossos (:
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir