sábado, 20 de abril de 2013

Vamos falar sobre Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos 
As Crônicas de Gelo e Fogo: Guerra dos Tronos 
George R. R. Martin
Editora LeYa
Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.


Primeiramente já aviso que eu vou tentar não dar nenhum spoiler durante a resenha, mas se der eu vou dar um jeito de diferenciar do resto pra que, quando você ver você poder pular se ainda não leu o livro.
O livro é MUITO bom, sério. Eu demorei muito tempo pra ler porque eu em alguns dias acabava não sobrando tempo pra ler, ou eu tinha que parar pra ler algum outro livro, enfim... Mas depois que eu finalizei tudo o que tinha pra finalizar eu peguei esse livro e não interrompi a leitura até o fim. Não gosto de ler vários livros ao mesmo tempo, eu gosto de pegar um e só começar outro quando já tiver terminado o primeiro. Se enlevar naquela história, só naquela história, é bem melhor que pular pra um mundo e logo pular pra outro com personagens completamente diferentes e depois voltar, e assim até terminar os dois. Eu aproveito bem mais a história. Se eu já estava amando mesmo lendo no meio de vários outros imagina quando me dediquei só a ele...
Eu me apeguei aos personagens, defendia cada uma das causas (bem, não todas), o que foi um erro. Uma dica é não se apegar a nenhum personagem, porque ele pode morrer brutalmente no meio da história (eles perdem a cabeça muito fácil, se é que você me entende...). Ah, e por falar em personagens isso é o que não falta. A história tem MUITOS personagens. Muitos mesmo. Tanto que é necessário um apêndice, que te guia caso você queira saber de qual família aquele personagem é, etc. 
E assim como os personagens, temos MUITAS tramas em MUITOS lugares, e nisso os mapinhas da primeira e última página (norte e sul de Westeros, respectivamente) me ajudaram bastante.
A trama principal (como eu disse, tem várias) começa quando Jon Arryn, a Mão do Rei (um cara que dá conselhos ao rei, o substitui quando ele não pode estar presente em alguma reunião, enfim... como um vice-presidente) morre misteriosamente e o Rei Robert vai até Winterfell convidar Eddard Stark (pra mim, o personagem mais coitado da literatura) a ser o novo Mão. Ele já está meio desconfiado de que alguma coisa aconteceu com o antigo Mão, então aceita e quando vai para o sul executar essa função Eddard começa a fazer suas investigações. Ao mesmo tempo, seu filho bastardo vai para a Muralha ser um patrulheiro da noite, sua esposa vai em outra direção buscando mais pistas sobre a morte de Jon e Daenerys Targaryen, descendente dos antigos reis, é oferecida pelo irmão em casamento a um chefe que lhe prometeu dar em troca um exército com dez mil homens para recuperar o reino, que foi usurpado de sua família. É, como eu disse, tem muita coisa.
George R. R. Martin passou a ser um dos meus autores favoritos, logo depois de J. K. Rowling (óbvio). Eu tenho muita vontade de algum dia da minha vida me sentar com ele e fazer milhões de perguntas sobre o processo de criação do livro, quanto tempo ele levou só pra começar a escrever, quantas anotações ele teve de fazer pra não ter erros na hora de entrelaçar as tramas, enfim... fazer milhões de perguntas. Aliás eu já procurei na internet umas entrevistas muito interessantes com o autor, uma delas no campus de uma universidade e achei brilhante!
Sério, me deixou com mais vontade ainda de me sentar com ele e fazer outro milhão de perguntas. Lá ele fala sobre a matança de personagens, por exemplo. George disse que mata tantos personagens (dá pra perceber, cof cof) que muitas vezes nem se lembra de todos. Segundo George, ele colocava os personagens secundários normalmente nas histórias e as pessoas precisavam ligar pra ele e avisar que algum desses personagens já morreu no livro anterior pra ele poder ir lá e mudar.
Já vamos deixar claro: Guerra dos Tronos é um livro de fantasia para adultos. Ok, eu li, mas a verdade é que muita gente da minha idade pode odiar o livro por causa da violência e do seu conteúdo sexual. É, o livro tem muito sexo (e em algumas vezes nem é consentido). Assim como também tem muita violência. E inclusive incesto. Eu não vi nenhum problema nisso, pelo contrário. Eu gostei dessas cenas porque me fazem sentir mais imerso ainda na era medieval. É claro que na era medieval era assim. Como George mesmo disse na entrevista, nessa época não existia muito essa ideia de adolescência como uma fase de transição, as pessoas não estavam nem aí. Tanto que Daenerys tem treze anos, até o final do livro quatorze, e é oferecida em casamento para um homem de uns trinta que a "monta", se é que vocês me entendem. E muitos adolescentes também são mandados para bordéis, enfim... Esse foi um problema na série, porque né, seria pedofilia colocar uma atriz de quatorze anos fazendo tudo o que Daenerys faz no livro. Então tiveram que mudar e fazer uma Dany de dezessete anos, uma idade permitida (e fazendo isso, tiveram que ajustar também a idade de todos os outros personagens).
As frases são muito bem construídas, contém algum significado, não são apenas... frases. São como filosofias mesmo. A minha fala favorita de todo o livro é de Tyrion Lannister (que é o meu personagem favorito). Quando eu vou citar pra alguém eu acabo falando só o final, mas pra mim a fala toda é importante. Na cena, Jon Snow pergunta para Tyrion por que ele lê tanto, e a resposta é simplesmente fenomenal. Verdade, não tenho como arranjar outra palavra pra descrever. Olha só:

"Minhas pernas são curtas e tortas, e caminho com dificuldade. Necessito de uma sela especial para não cair do cavalo. Uma sela de minha própria concepção, talvez lhe interesse saber. Era isso ou montar um pônei. Meus braços são suficientemente fortes, mas, mais uma vez, curtos demais. Nunca serei um espadachim. Se tivesse nascido camponês, provavelmente me teriam abandonado para que morresse, ou vendido para a coleção de aberrações de algum negociante de escravos. Mas, ai de mim! Nasci um Lannister de Rochedo Casterly, onde as coleções de aberrações são das mais pobres. Esperam-se coisas de mim. Meu pai foi Mão do Rei durante vinte anos. Aconteceu que, mais tarde, meu irmão matou esse mesmo rei, mas minha vida está cheia dessas pequenas ironias. Minha irmã casou-se com o novo rei e meu repugnante sobrinho será rei depois dele. Devo cumprir minha parte pela honra da minha Casa, não concorda? Mas como? Bem, poderei ter as pernas pequenas demais para o corpo, mas minha cabeça é grande demais, embora eu prefira pensar que tem o tamanho certo para a minha mente. Possuo um entendimento realista das minhas forças e fraquezas. A mente é a minha arma. Meu irmão tem a sua espada, o Rei Robert, seu martelo de guerra, e eu tenho a mente... e uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar para se manter afiada. É por isso que leio tanto, Jon Snow."

Não falei que era uma fala fenomenal? Aliás todas são. Os personagens são muito bem construídos, não são apenas o que pensamos que são à primeira vista. Se você leu um capítulo de cada um e já pensa que conhece os personagens como a palma da sua mão está enganado. Inclusive nem eu, que já li o livro todo, me arrisco a dizer que os conheço. Eles não parecem personagens inventados, parecem pessoas reais mesmo. Assim como as histórias não parecem inventadas por alguém, parecem algo que realmente aconteceu. Eu me senti tão imerso que em certos momentos me esquecia de que estava lendo um livro de fantasia, era como se algo estivesse acontecendo mesmo... ah, sei lá, não dá pra explicar. Só sei que quando terminei, fechei o livro e fiquei um tempo abraçado a ele e remoendo todos os momentos bons que passamos juntos. Agora só tenho uma coisa a dizer: preciso ler A Fúria dos Reis. 
O post já deve estar ficando meio longo e tal mas não tem como falar rapidamente sobre esse livro. É um dos meus livros preferidos, sem dúvida.  Uma palavra pra resumir? Épico. 
Recadinho: se você ainda não leu Guerra dos Tronos e pretende ler pare agora e só volte quando ler. Se você já leu pode continuar.



Gente. Vamos falar sério. Dei até um espaço maior pra pessoa que ainda não leu poder parar por lá e não ver nada do que está aqui. Se você está com medo de eu dar spoilers aqui estou te dando uma última chance. Depois não diga que não avisei...
Eddard Stark. Eddard Stark. Eddard Stark é simplesmente o personagem mais coitado de todos os livros que eu já li até hoje. Desculpa o palavreado, mas ele é aquele que se fode, se fode, se fode e morre. Sério, eu tenho muita dó dele. E eu me apeguei a ele. De verdade, eu me apeguei. Foi um baque pra mim saber que ele era executado. Foi um baque maior ainda ter que ler sua execução pelo ponto de vista de sua filha. No início eu acabei descobrindo que ele morreria, mas saber que ele era executado a mando do cachorro do Joffrey foi... chocante. Assim como Khal Drogo morrendo e Daenerys perdendo o bebê e virando a "mãe" dos dragões. Dany é uma personagem que eu não gostava tanto no início, mas do nada eu comecei a me apegar a ela. Já Sansa é uma personagem que eu comecei odiando e terminei odiando. O livro é muito surpreendente. Eu não sabia o que esperar porque a cada hora ele mudava de rumo. A escrita de George é muito detalhada, o que eu gostei bastante. Como uma pessoa uma vez me disse, ele quer nos fazer sentir até o cheiro da cena. Não importa se é uma cena de batalha, uma cena de sexo, ou uma simples cena de reunião entre alguns personagens, ele descreve detalhadamente, criando imagens mesmo nas nossas cabeças. 
Enfim, esse foi meu... desabafo super spoiler, digamos. Até a próxima ; D

Um comentário:

  1. É, eu li o spoiler, mesmo sem ler o livro, e mesmo assim não sei se o quero ler. Não sei porqué, mas livros assim na época medieval com toda a sua violencia nunca me chamaram, ainda pra mais tendo tantos personagens e tanta confusão, mas talvez eu volte a requisitar na biblioteca para ler, só porque houve ali uma palavra no spoiler que me captou - dragões.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir