quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Vamos falar sobre The Hunger Games...










Oi, como você está se sentindo nesse momento? Responda mentalmente.
Eu pergunto isso para todos mas a verdade é que eu só quero saber quando a pessoa está bem. Nada mais chato do que você chegar animado pra alguém e perguntar "oi, tudo bem?" e ela responder "não".
Enfim, não é sobre isso que eu quero falar, é sobre The Hunger Games. Não sei porque mas eu gosto mais de falar The Hunger Games do que Jogos Vorazes. Jogos Vorazes é uma boa tradução, ao contrário da tradução de Portugal cujo título é Jogos de Fome. É, é estranho.
Mas tirando isso tudo na saga é perfeito. Sério.
The Hunger Games foi a primeira e a única distopia que eu li, mas espero ler várias outras (como Divergente) porque me apaixonei por esse tipo de história. Distopia, pra quem não sabe, é o contrário de utopia. Utopia é aquele mundo perfeito, dos sonhos, onde não existem problemas, onde não existe desigualdade social, enfim. Distopia é o oposto. É um mundo, pra resumir, todo ferrado, onde a desigualdade social é grande e é cheio de problemas etc. Panem é exatamente assim. Ela é dividida em 12 distritos e a capital, onde está o centro do poder e onde todas as pessoas se vestem como travestis, muito ricos por sinal (não falo isso pra fazer piada nem nada, acho que isso é mais uma das diversas críticas sociais que Suzanne Collins fez de maneira muito inteligente durante toda a história).
Como eu disse, são 12 distritos mais o Distrito 13, que foi "dizimado" e é por causa deles que os temidos Jogos Vorazes (Jogos da Fome em Portugal rsrs) acontecem. Quem já leu os 3 livros da saga vai entender porque coloquei a palavra dizimado entre aspas.
Enfim, o Distrito 13 é "dizimado" pela Capital depois de tentar organizar um levante e pra mostrar quem manda, pra deixar os distritos quietinhos sem reclamar em seus lugares, organizaram os Jogos Vorazes, no qual dois adolescentes de cada distrito são mandados para uma arena em uma espécie de reality show no qual lutam até a morte. E aí entra quem? Katniss. A garota em chamas. Ui.
No dia da colheita (onde são sorteados os adolescentes para entrarem nos jogos) sua irmã, Prim, é sorteada e ela se voluntaria. Fez bem porque do jeito que a Prim é duvido que ela sobreviveria uns 3 dias nos Jogos...
E o garoto que é escolhido para representar o Distrito 12 é Peeta (Josh nanico. As fãs mesmo concordam então tá tudo certo), que uma vez ajudou a Katniss.
Eles passam por uma preparação, treinamento e  dando entrevistas e ficando mais bonitos e entram na arena. Digamos que nos primeiros minutos que se passam na arena já morrem vários tributos (acredito que se a Prim tivesse entrado nos jogos ela teria morrido mais ou menos nessa hora). Os dias vão se passando, o número de tributos vai diminuindo, até que chegam numa espécie de grande final. Se você já leu os livros ou já viu o filme pode continuar lendo, mas se ainda não leu/viu e pensa em ler/ver melhor parar por aqui e voltar depois de ter lido/visto. Sobram Katniss, Peeta e Cato (eu li antes de ver o filme e como sou lerdo imaginei o Cato como um asiático, forte de cabelos pretos e olhos puxados). Eles lutam na Cornucópia e Cato morre. Katniss e Peeta ficam felizes porque havia surgido uma nova regra que dizia que dois tributos poderiam vencer desde que eles fossem do mesmo distrito, e como eles são dois tributos e são do mesmo distrito eles venceriam. Mas como os organizadores dos Jogos são filhos da puta eles revogam essa regra e um teria que matar o outro. Eles decidem comer amoras cadeado (que são letais) e aí não haveria um vencedor. Quando eles estavam prestes a comer as amoras e morrerem romanticamente os organizadores percebem a burrada que fizeram e deixam os dois ganharem juntos. Aí eles ganham, voltam divamente para o Distrito 12, fazem uma espécie de turnê pelos outros distritos (isso já é em Em Chamas) e percebem que algo está errado.
O ato de desafiar a Capital no final dos Jogos inspirou os distritos a organizarem um levante.
Katniss foi eleita como o símbolo desse levante, a "musa inspiradora" dos rebeldes, o tordo. E aí fode tudo de novo. Se você não leu Em Chamas melhor parar de ler agora... depois não diga que eu não avisei...
Vai acontecer uma edição especial dos Jogos, e eles vão chamar dois vencedores de cada distrito pra voltarem pra arena e lutarem mais uma vez pela sobrevivência. Ela encontra novos tributos, novos aliados.
Enfim, melhor eu parar de falar senão quem não leu vai ficar infinitamente puto por eu estar dando tantos spoilers assim. Eu particularmente esperei até terminar de ler os três livros da saga pra poder começar procurar coisas sobre THG na internet porque eu sabia que ia encontrar muitos spoilers. E no fim consegui ler sem spoilers, olha que maravilha.
Por ter lido todos livros antes de ver os filmes (só existe um filme até agora, mas ok) eu me surpreendi muito. É de tirar o fôlego! Você gruda nas páginas e não para até o final do capítulo. Aí o capítulo termina de um jeito que você não pode viver sem saber como continua. É perfeito! Uma dica: não se apegue a nenhum personagem, Suzanne Collins vai matá-lo na primeira oportunidade.
Se você ainda não leu os livros e está lendo até aqui já sabe de parte de tudo que acontece. Se você não leu e quer ler e me obedeceu quando eu disse para parar porque tinha spoilers provavelmente não vai estar lendo isso, então não sei nem porque to falando isso.
Sério, leiam! Não vão se arrepender. É minha terceira saga favorita, logo depois de Harry Potter (claro que viria em primeiro, é Harry Potter rsrs) e Percy Jackson.
É uma daquelas histórias que você termina de ler e ainda fica remoendo na mente tudo o que aconteceu por um bom tempo. O final é muito bom. Algumas pessoas dizem que foi meio "espremido" pra caber nas páginas restantes, ou escrito apressadamente para ser terminado rápido. Eu achei perfeito. Não esperava que ia ser daquele jeito, mas é porque a saga é tão surpreendente que você nunca sabe o que vai acontecer depois. Segredos são revelados, flechas são atiradas, você gruda na página e fala "NOSSA!".
É um daqueles livros que eu li e recomendo pra quem quer que queira ler uma boa história.
"May the odds be ever in your favor!"

Um comentário:

  1. Eu confesso que não gostei nada. A história de Kate e do Peeta ficou um pouco por resolver. Afinal de contas Peeta lembrou-se de alguma coisa? Se não lembrou a Kate chegou alguma vez a contar-lhe tudo? Ele apaixonou-se outra vez? Eu sou daquele genero de pessoa que precisa de respostas, preciso de principio meio e fim, tudo bem definido se não dou em louca e esse livro foi um dos me deixou assim. Embora eu tenha adorado toda a saga, e está também no meu top de favoritos (sempre a seguir a Harry Potter claro) *-*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir