sábado, 12 de janeiro de 2013

Percy Jackson pede socorro!


Annabeth ruiva. Quíron com a "bunda de cavalo" marrom e não branca. Sem Ares. Sem TV Hefesto. Sem nada do que o livro tem de melhor. Assim é Percy Jackson e o Ladrão de Raios.
O diretor, o mesmo de Harry Potter e a Pedra Filosofal e se não me engano também de Harry Potter e a Câmara Secreta (ótimas adaptações, fiéis aos livros) simplesmente pegou o livro, copiou o nome de alguns personagens (CLARISSE! COMO ELE PODE DEIXAR DE FORA A CLARISSE?) e enfiou de qualquer jeito em um filme simplesmente ridículo.
Se não fosse a "adaptação de um livro para os cinemas" seria um filme legal. Mas tem um livro por trás. Por incrível que possa parecer.
Eu amava o filme... até ler o livro. Aí eu passei a amar o livro e odiar mortalmente o filme. A história é MUITO boa. Os diálogos são engraçados. As situações inteligentes. Alguns personagens amáveis, outros odiáveis. Isso sim é Percy Jackson, não aquilo que criaram no filme. É decepcionante. É triste saber que uma saga de livros tão boa como essa seja simplesmente esculachada no cinema. Sim, esculachada. Se eu fosse Rick Riordan ficaria muito puto com o Chris Columbus, sério. Rick Riordan é um escritor de mão cheia, ele consegue te envolver em cenas ótimas. Simplesmente não da pra parar de ler. Eu li os 5 livros da saga em menos de um mês. E também li Os Heróis do Olimpo, uma nova saga onde além dos personagens do Acampamento Meio-Sangue entram novos personagens do Acampamento Júpiter (um novo acampamento, na verdade mais uma cidade completa que acampamento, de semideuses romanos). Já li os 2 primeiros livros e agora estou lendo The Mark of Athena, o terceiro da saga que ainda não existe em português e que eu estou lendo em ingles mesmo porque sou foda.
Os filmes não tem uma certa periodicidade, como por exemplo os filmes da saga Harry Potter que estreavam a cada ano. Você assiste um filme e não tem ideia de quando vai poder ver o próximo. Espero que eu não saia decepcionado da sala de cinema, mas no fundo estou com uma leve impressão de que sim, eu vou sair decepcionado da sala de cinema.
Por isso aprenda: nunca julgue um livro por sua adaptação no cinema.

2 comentários:

  1. Eu também vi o filme primeiro, e quando li o livro gostei muito mais. Imagino a deceção e desilução das pessoas que primeiro leram e só depois assistiram o filme. A primeira coisa que eu reparei foi mesmo na Clarisse, do tipo NADA-A-VER. Custa assim tanto uma tinta pro cabelo? Ela não podia ser loira? Juro que não entendo....
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. idades avançadas, a Clarisse sumiu, a caneta trocada, Grover musculoso, morte do Luke e o que são aqueles flertes entre Percy e Annabeth?? A impressão que dá, é que o diretor soube da história e fez, sem se importar com a história real ou que ele não deu muito crédito ao filme e resolveu acabar tudo de uma vez.

    ResponderExcluir